Um trabalho autoral sobre o Piscinão de Ramos

O trabalho autoral de um fotógrafo é a sua identidade ao mundo. Trabalhos autorais densos e “de peso” podem tomar anos da carreira de um fotógrafo até que ele tenha suas características impregnadas nas imagens, levando assim a mensagem que todo profissional da área busca. Um trabalho brasileiro que mostra e documenta o espaço do Piscinão de Ramos no Rio de Janeiro é um bom exemplo para iniciar a conversa.  

Apesar de ser uma grande piscina artificial, as pessoas que vão para lá desfrutam das coisas boas que a vida lhes proporciona, mesmo enfrentando a poluição, o barulho e muitas vezes, a insegurança. Cada imagem mostra o cuidado do fotógrafo em experimentar e pesquisar o assunto.

Analisando o cenário, este trabalho nos coloca em meio a uma das realidades do Brasil. Nesta praia do Rio, não temos garota de Ipanema, não temos curvas discretas e charmosas de mulheres expostas ao sol, e sim, o lado antagônico do que é tão difundido por nossas canções populares.

piscinao ramos julio bittencourt 2

O fotógrafo usou técnicas, da captura à pós produção, para que o sol fosse elemento fundamental de suas histórias de Ramos contadas em imagens.


Clique aqui e saiba mais sobre o Blink Studio. Entre em contato e venha nos fazer uma visita!